quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeito Fortunati (PDT) convida o PT para fazer parte do seu Governo: Uma proposta indecente.


Quem assistiu o filme Proposta Indecente deve lembrar do enredo, onde Demi Moore e Woody Harrelson são Diana e David Murphy, um casal falido, que está apostando numa rápida viagem a Las Vegas para tentar um golpe de sorte. Mas as chances tornam-se mais atraentes, quando o bilionário John Gage (Robert Redford) põe em jogo a total independência financeira. O preço? Uma noite de paixão com Diana. O prêmio? Um milhão de Dólares.

Mas como nada é perfeito, tudo vai por agua à baixo, pois o casal entra em conflito e tudo dá errado.

Pois é, uma proposta indecente é o que o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, está fazendo ao Partido dos Trabalhadores para integrar o restinho do seu mandato.

Vice de um governo de uma coalizão de centro-direita que derrotou o PT e seus aliados nas últimas duas eleições na capital (leia AQUI), Fortunati, assume a Prefeitura em 2010, favorecido pela renúncia de Fogaça, que se candidata a governador. Assume um governo já na metade do seu sexto ano, desgastado por inúmeras denúncias – licitações fraudulentas no DMLU e no Sócio-Ambiental; compras superfaturadas da Divisão de Iluminação Pública na SMOV; desvio de recursos do Pró-Jovem e do PSF, além das contratações irregulares de serviços. Aliás, a terceirização de serviços na área da segurança acabou indo parar nas páginas policiais com o assassinato do ex-vice prefeito e ex-secretário Municipal da Saúde, Eliseu Santos.

A bancada do PT na Câmara Municipal fez uma oposição forte e consistente ao governo Fogaça-Fortunati (Fo-Fo) ao longo desses últimos seis anos e cinco meses. Formulou seu diagnóstico corretamente: trata-se de um governo de direita, péssimo gestor, que não dialoga com as comunidades, que liquidou com o OP, submisso aos interesses do setor imobiliário: alterações pontuais realizadas no Plano Diretor da cidade comprovam isso. Um governo que não executa seus projetos e que não cumpre o seu próprio orçamento.

Aceitar esta absurda e inoportuna proposta de integrar um governo ao qual fez oposição sistemática seria um gesto de total incoerência. Seria negar o trabalho e o papel da bancada municipal do PT ao longo de mais de seis anos em troca da satisfação de interesses menores.

Com esta proposta... indecente, Fortunati quer assegurar-se de que será concorrente viável nas eleições de 2012 à Prefeitura de Porto Alegre. Se o PT entrar nessa canoa furada, certamente vai causar grandes desgarte aos seus militantes, tal qual no filme, por sua incoerência ao que fez durante os dois ultimos governos na capital gaúcha.

Veremos os desdobramentos futuros.

Um comentário:

Antônio Carlos disse...

Acredito que o prefeito esteja procurando alguém para jogar a merda, será que o PT irá cair nessa?????