terça-feira, 3 de maio de 2011

25 anos do desastre de Chernobyl: ainda não aprendemos a lição.


Há 25 anos atrás, em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl.

Um reator da central de Chernobyl explodiu (leia AQUI) e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão no entorno da usina. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.


A fome por energia está cada vez mais aguda. Toda a atividade humana está diretamente relacionada com o consumo de energia. Mas, infelizmente, não há investimentos maçiços em energia limpa. Para a produção de energia são utilizados matrizes "sujas" como carvão e petróleo, que poluem o ambiente e contribuem para as mudanças climáticas através de aquecimento global. E da energia nuclear que, recentemente, foi protagonista de mais um desastre, desta vez no Japão, em decorrência do terremoto segudo de tsunami.

Chernobyl ainda é o maior desastre nuclear da história, mas penso que outros ainda estão por vir. O desastre ocorrido na Ucrânia, deixou um triste saldo de vítimas entre mortos logo apos a explosão do reator e milhares pessoas contaminadas que ainda hojem recebem tratamento. Em consequencia, da radiação, as deformidades não são raras.
Chernobyl

Enquanto não mudarmos nosso modo de vida, consumindo menos, vamos precisar cada vez mais eneregia.

Veja AQUI fotos do antes e do depois do desastre.

Nenhum comentário: