segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alívio para os americanos... Osama Bin Laden foi morto, mas a Al-Qaeda ainda vive.

Bin Laden na área de Jalalabad, Afeganistão, em 1989 (Foto: AFP)
Autoridades dos Estados Unidos (leia AQUI) disseram que o fundador e líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão.

A morte de Bin Laden acontece quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, em que quase 3 mil pessoas morreram.

Entretanto, como têm apontado diversos analistas, há tempos Osama Bin Laden (leia AQUI) não é mais o comandante operacional da Al-Qaeda, responsável direto pelo planejamento dos ataques. Isto cabe ao que será agora alçado ao posto de primeiro da rede, Ayman al-Zawahiri.

Expulso do Afeganistão e restringido por ataques de aviões americanos não-tripulados nas áreas tribais do Afeganistão, Bin Laden já estava em uma posição de desvantagem.

Mas não há como negar que foi uma grande ação dos EUA. Para os americanos, mesmo que Bin Laden já não tivesse a mesma importancia que há dez anos atrás, o fato é simbólico, pois a sombra do terroriata estava sempre presente no medo dos cidadãos norteamericanos.

Nenhum comentário: