quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chora oposição: Taxa de desmprego é a menor dos últimos nove anos.

Segundo o OBGE (leia AQUI), "A taxa de desocupação foi estimada em 6,4%, a menor taxa para um mês de abril desde a reformulação da pesquisa em 2002 e considerada estável em relação a março (6,5%). Frente a abril do ano passado, a taxa diminuiu 0,9 ponto percentual. A população desocupada (1,5 milhão de pessoas) ficou estável em relação ao mês anterior. Frente a abril do ano passado, apresentou queda de 10,1% (menos 173 mil pessoas nessa condição)."

Uma ótima notícia para quem torçe que o nosso País se desenvolva com distribuição de renda, mas ruim para a oposição, que apostava no aumento da inflação e na queda da produção industrial que, fatalmente ocasionaria o aumento do desemprego no Brasil.

Os investimentos em obras de infra-estrutura, a contrução de moradias, o aumento do consumo de bens e serviços são os responsáveis pelos índices.

Já a Região Metropolitana de Porto Alegre (leia AQUI) registrou queda em abril, conforme números da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). O índice ficou em 4,6% no período e é o menor para um mês de abril, desde o início da série histórica em 2002, interrompendo a tendência de alta verificada nos meses de janeiro (4,2%), fevereiro(4,4%) e março (5%). Em abril de 2011, houve queda de 0,8 ponto percentual em relação a abril de 2010.

Segundo economistas, o Pleno Emprego está próximo de ser uma realidade no Brasil, pois este índices demontram que a massa que está desocupada é representada pelos trabalhadores que estão em transição de um emprego para outro.

Espero que cheguemos lá!

Nenhum comentário: