sexta-feira, 27 de maio de 2011

Personalidades israelenses exortam Europa a reconhecer Estado Palestino

Em matéria publicada no site da BBC Brasil (leia AQUI), personalidades israelenses enviam mensagens ao líderes europeus para que reconheçam o Estado Palestino em suas fornteiras anteriores a 1967, quando da guerra dos seis dias, onde Israel ocupou grande parte do teritório palestino.

"Entre as personalidades que assinaram a carta se encontram o ex-presidente do Parlamento israelense Avraham Burg, o ex-procurador geral da Justiça Michael Ben Yair e o ex-diretor geral do Ministério das Relações Exteriores Alon Liel.

Escritores israelenses importantes, como Ronit Matalon e Nir Baram, também assinaram a mensagem aos países europeus.

A carta foi concebida pelo movimento Solidarity (“solidariedade”, em tradução livre do inglês), que integra israelenses e palestinos que lutam juntos contra a ocupação israelense, principalmente em bairros palestinos de Jerusalem Oriental."

Já o embaixador de Israel na ONU, Meron Reuben, criticou a iniciativa e declarou que a carta "não contribui para a luta contra a iniciativa palestina na ONU".


Por outro lado, a mesma matéria diz que, 61% dos israelenses é contrária a criação do Estado Palestino com fronteiras anteriores a 1967, quando da Guerra dos Seis Dias. Mas é muito importante o apoio dos quase quarenta por cento de israelenses que querem o Estado Palestino com estas fronteiras. Este número é quase a metade, o que demontra que Israel está dividida e, dependendo das negociações e ações diplomáticas, mais israelenses podem apoiar a iniciativa dos palestinos.

É bom lembrar que, desde a criação do Estado de Israel, em 1948, sobre terras palestinas, os dois povos estão em guerra, e hoje, a maioria dos palestinos não têm o direito de ir e vir e muitos estão confinados na Faixa de Gaza.

Em dezembro de 2010, o governo brasileiro anunciou seu reconhecimento ao Estado Palestino nas fronteiras anteriores à guerra de 1967. O anúncio, feito pelo presidente Lula nos últimos dias de sua gestão, recebeu posteriormente o apoio de quase todos os países da América Latina.

De acordo com cálculos de analistas locais, mais de 140 países já declararam que apoiarão o reconhecimento do Estado Palestino, e já está garantida uma vasta maioria em favor da iniciativa, entre os 192 estados-membros da organização.

Um comentário:

Anônimo disse...

Criação de Israel "em terra palestina" uma ova. Primeiro, Israel não foi criado, foi restabelecido. Depois, quem chegou primeiro àquela terra foram os judeus. Quando os ditos palestinos lá chegaram, Israel havia sido expulso de lá, mas nunca se rendeu, nunca abdicou ou renunciou de seu território. É má fé ou ignorância dizer que os palestinos (nome dado pelos Romanos à Síria Palestina, muitos anos após Israel se estabelecer naquela terra) tivessem chegado lá primeiro. A História não deixa dúvidaas: Israel é, dos povos hoje existentes, o mais antigo possuidor daquela terra. O resto é intruso