segunda-feira, 23 de maio de 2011

Número de desastres climáticos triplicou desde 1980, diz ONG britânica: continuamos brincando com a natureza.

Enchentes no Paquistão. | Foto: AP
Segundo a organização Oxfam (leia AQUI), a média de desastres anuais passou de 133 há três décadas para 350 nos últimos anos, tendo em vista dados coletados em 140 países.

A análise concluiu que enquanto a ocorrência de desastres relacionados a eventos geofísicos – como terremotos, furacões e erupções vulcânicas – permaneceu praticamente constante, as catástrofes provocadas por enchentes e tempestades cresceram significativamente.

O resultado se deve principalmente ao aumento dramático do número de enchentes em todas as regiões do planeta e, em menor grau, à ocorrência de mais tempestades na África e nas Américas do Sul e Central.

Steve Jennings, autor do estudo, acredita que uma das razões desse crescimento seja o impacto das mudanças climáticas.

“Desastres ligados ao clima estão se tornando cada vez mais comuns e a situação deve se agravar no futuro, à medida que as mudanças climáticas intensificam ainda mais as catástrofes naturais”, afirmou.

“Mas é preciso deixar claro que não há nada de natural no fato de as pessoas pobres estarem na linha de frente das mudanças climáticas. Pobreza, má administração, investimentos precários em prevenção de desastres – tudo isso as deixa mais vulneráveis.”

Pois é, disso a gente sabe bem. Qualquer tipo de problema, social, econômico ou ambiental, cehga sempre primeiro aos mais pobres e, certamente, vulneráveis. As populações pobres tendem a habitarem áreas de risco onde ficam mais expostos aos cataclismos.

Nenhum comentário: