segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que estamos fazendo com a Terra? 2010 foi ano mais quente desde que se registra a temperatura global



O ano de 2010, juntamente com 2005, registrou uma temperatura média global (temperatura continental e oceânica) de 0,62ºC acima da média de temperaturas do século XX. Na tabela acima, pode-se verificar que 2010 e 2005 são os anos mais quentes desde que se registra a temperatura global, desde 1880. A mesma tabela mostra que entre os 10 anos mais quentes registados, nove ocorreram durante os últimos dez anos: 2001 a 2007, 2009 e 2010. A anomalia representa em quanto a temperatura média do respectivo ano ultrapassou a média de temperaturas do século XX.

Apesar de serem dados preliminares, passíveis de pequenas correcções, é evidente que na década anterior se acentuou consideravelmente o aquecimento global e, perante os dados de 2010, essa tendência poderá manter-se na atual década. O fato de o Sol ter passado recentemente por um mínimo de atividade relativamente longo só reforça a gravidade do aumento de temperatura registado.

No seu relatório de 2010, os cientistas do National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA (Leia AQUI) chamam a atenção para a influência na temperatura e na precipitação global do fenêmeno climático La Niña, especialmente forte no final de 2010. Mas, numa tabela onde se registam os 10 fenômenos climáticos mais importantes de 2010, a NOAA considerou a onda de incêndios na Rússia e as inundações no Paquistão como os acontecimentos mais significativos.

Se a clareza destes dados não for suficientemente forte para convencer os líderes europeus, americanos e chineses a mudar a lógica de desenvolvimento, ficaremos certamente entregues à arbitrariedade de acontecimentos climáticos catastróficos, até finalmente a classe política tomar medidas adequadas.

Nenhum comentário: