quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

“Eu tenho direito”, diz Simon sobre aposentadoria

Seguindo os passos de su pupila, a ex-desgovernadora Yeda Crussius (PSDB), o senador Pedro Simon (PMDB) afirmou que a falta de aumento no salário de parlamentar foi o motivo para passar a ganhar a aposentadoria de ex-governador após duas décadas. “Eu tenho direito”, disse. No entanto, ressaltou que não entrou com o pedido antes, porque é contra. O peemedebista explicou que devido à criação da verba de representação para o Senado, a qual abdicou, os seus vencimentos não tiveram reajuste. “O Senado passou a não aumentar o salário e sim a verba. Eu era a favor de ganhar o meu salário de senador e ponto”, explicou. O valor da verba, segundo ele, é de R$ 17 mil e o salário fica em torno de R$ 10 mil líquido.

“Eu deixei o governo do Estado em 1990 e, durante todo esse tempo, não recebi. Também tenho direto a receber como deputado, porque paguei por 16 anos e segui contribuindo”, disse. O senador informou que a aposentadoria referente a dezembro já foi depositada em sua conta, mas não sabe exatamente qual é o valor. “Para ser sincero, ainda não sei”, disse.

Sobre a ex-governadora Yeda Crusius que deixou o cargo em 1º de janeiro e já entrou com o pedido para retirar a aposentadoria, disse: Acho que está certo. É direito dela.”

Só que ele deve saber que, se optar pela tal aposentedoria, terá de renunciar ao salário de senador.

A OAB pretende entra no STF para barrar as aposentadorias de ex-governadores o que, eu penso, deve ser instinta, a não ser que o ex-governador não tenha como se sustentar. Coisa que é bem difícil.

Nenhum comentário: