sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Grupo mostra que medidas simples reduzem consumo de energia: O nosso futuro depende de nossas escolhas.

Um estudo realizado na Universidade de Cambridge (Reino Unido) mostra que a energia global poderia ser economizada em 73% com a adoção de medidas simples e o uso de tecnologias existentes. (leia AQUI)

As discussões sobre a redução das emissões de gás-estufa geralmente se concentram em formas de gerar energia limpa, sem mexer no consumo mundial, e não no aproveitamento do que já está disponível.

Segundo a matéria, Para chegar a esse número dos 73%, Julian Allwood e colegas de Cambridge analisaram prédios, veículos e indústrias, aplicando uma política de como aproveitá-los melhor.

As alterações em casas e edifícios incluem instalação de vidros triplos para melhorar o isolamento térmico, utilização de tampas de panelas ao cozinhar e redução da temperatura de máquinas de lavar roupa e louça, entre outras mudanças. No transporte, também é indicado que o peso dos carros seja limitado a 300 quilos.

Em relação a energia que consumimos, somos perdulários. Esbajamos energia de todas as formas por uma simples razão: se pagamos, podemos consumir. É a lei do mercado.

A energia é o sangue que da sociedade moderna que flui nos fios pendurados em postes e torres de transmissão. Sem energia não temos a modernidade. Os veículos não se deslocam (exceto a bicicleta), não temos telefone, computador, eletrodomésticos. Também não temos em nosas cidades água e alimentos. Em fim, hoje em dia, tudo depende de energia. Imaginem uma cidade como São Paulo ou outra megalópole sem energia. Seria o caos. As pessoas, com certeza, se matariam em desespero por água e comida.

Sei que temos de desemvolver fontes alternativas de energia. A energia gerada pelo Sol, vento e marés, que são formas verdadeiramente limpas de energia, ainda precisam de muitos aperfeiçoamentos para serem viáveis em larga escala e, como vivemos num mundo capitalista, geram mais despesas do que lucros.

Assim, temos três outras fontes de energia que hoje são largamente usadas e que suprem nossas demandas.

Os hidrocarbonetos (petróleo, gás e carvão), as hidroelétrias e a energia nuclear.

Então eu pergunto a vocês, qual ou quais utilizar?

Cada uma delas tem seus prós e contras. A queima dos combustíveis fósseis, têm como sub-produto, os gases do efeito estufa que estão provocando o aquecimento global. As hidroelétricas, geram impactos ambientais na flora/fauna a nas populações do entorno destes empreendimentos que são, muitas vezes, irreparáveis. As usinas nucleares geram resíduos radioativos que duram milhares de anos e podem contaminar grandes áreas em caso de acidentes.

Pois é, novamente pergundo: Qual utilizar? Qual modal energético é mais ecológicamente correto?

O que se sabe... eu, você, e toda a torcida do Flamengo sabe, é que não podemos viver, dentro do modelo de sociedade moderna que estamos, sem energia.

Não tenho convicção de qual é a melhor a ser explorada. Talvez a diversificação de fontes de energia seria o menos impactante. Dando preferência as que são renováveis. É dificil encontrar uma resposta para esta questão. Eu não tenho.

Vocês teriam?

Nenhum comentário: