segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"É bonita mas é frágil": nosso planeta visto de cima.



O astronauta italiano Paolo Nespoli (AQUI) concedeu entrevista à BBC a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a 400 quilômetros de distância da Terra.

Nespoli representa a agência espacial européia (ESA) e deve ficar a bordo da ISS até maio. Ele mostrou rapidamente as facilidades dentro da estação e respondeu a perguntas de telespectadores.

Nespoli falou sobre a impressão de fragilidade que sente ao olhar para a fina atmosfera terrestre. "Eu penso que nós precisamos estar atentos e ter cuidado com o que fazemos porque a Terra é frágil. É bonita, mas é frágil."

E Nespoli tem toda a razão.

Sempre quando é representada a atmosfera terrestre, principalmente em esquemas e desenhos, temos impressão de que a camada de gas externa da Terra e muito consistente e espessa. Mas na realidade, é extremamente fina quando é comparada com o tamanho do nosso planeta. Vejam o desenho a cima, onde a representação dos quatrocentos quilômetros da camada gasosa é totalmente desproporcional ao globo terrestre, que tem quarenta mil quilômetros de diâmetro.

Cosidera-se que a atmosfera é uma fina camada de gases insípidos, incolores e inodoros, presa à Terra pela força da gravidade. Sim, é uma fina camada que protege a vida. A Tropostera é a mais importante para nós, seres vivos, pois os gases que se concentram até mais ou menos dez quilômetros de altidute, nos fornecem o oxigênio vital para a respiração.

Ficheiro:AthmospherePhisicsAAL.JPG

Mas mais além, a uns 30 km, temos a Camada de Ozônio, que nos protege das rediações UVA e UVB.

Alés disso, a nossa atmosfera e a chamada magnetosfera, nos livram dos raios cósmicos que são emitidos pelos astros do universo, principalmente do Sol.

Efeito Estufa - Portas e Janelas PRIMOS
Uma importante terefa da atmosfera é a retenção do calor, conhecido como Efeito Estufa, que é responsavel pelo aparecimento da vida na Terra. Sem este fenômeno, a terra seria fria e inóspita. Mas com as Mudanças Climátias que estão provocando o Aquecimento Global, pode estar prestes a acontecer o inverso. O que é para manter a vida, pode se tornar o estopim da extinção de muitas espécies de vida que hoje conhecemos.

Nenhum comentário: