quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Em dez anos, "Jornal Nacional" perde um de cada quatro telespectadores


O mundo está sempre em constante transformação. A linha do tempo é inexorável... Não para. Digo isso para que se entenda que, a tecnologia, faz parte desta transformação. Pois com o passar do tempo, as técnicas se aprimoram e influneciam cada vez mais as pessoas e, consequentemente o mundo.

Quem não se dá conta disso, e não se adapta a estas transformações, está destinado a fracassar e sucumbir debaixo que que vem chegando.

É o que vem ocorrendo com o mundo da informação. Com a internet, cada vez mais presente na vida das pessoas, a TV aberta perde seu monopólio informativo e influneciador na vida das pessoas.

Um ícone da TV brasileira, o Jornal Nacional da Rede Globo, pode ser considerado um exemplo do que está ocorrendo no mundo da informação.

Segundo matéria da Folha de São Paulo (leia AQUIo "Jornal Nacional", da Globo, fechou 2010 com a pior audiência de sua história.

Segundo pesquisa do Ibope, o noticiário encerrou 2010 com média 29,8 pontos --cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP-- e 49,3% de share (participação no número de televisores ligados).

O número representa uma queda de 24% de audiência em relação a 2000, ou seja, praticamente um de cada quatro telespectadores parou de sintonizar o jornal.

Esta também foi a primeira vez, o "JN" ficou abaixo dos 50% de share.

O JN, como é conhecido, enveredou por um caminho muito perigoso. Ao manipular fatos para tentar influir na opinião dos telespectadores mais desatentos, perdeu credibilidade (faz tempo).

As redes socias e a Internet, já desmentiram diversas vêzes o que o casal Bonner quer fazer crer. Um episódio recente, o da bolinha de papel que atingiu o candidato derrotado Zé Serra, o JN afundou mais um pouco, pois na mesma hora foi fragorozamente desmentido em sua tentativa de convencer as pessoas de que Serra havia sido atingido por algo que causou ferimento, fazendo-o procurar um neuro cirurgião.

Hoje em dia está mais difícil mentir assim, pois logo-logo a verdade vem a tona.

Nenhum comentário: