quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nosso meio ambiente é fruto das nossas escolhas: a natureza somente reage...

Onde há ocupação urbana, haverá sempre desastres ambientais. Não respeitamos a natureza. Isso se deve, principalmente, a nossa errônea percepção de que, a natureza "precisa ser dominada". Desde os tempos imemoriais o homem tenta domesticar tudo que está a sua volta. Uma visão tosca em que nos vemos separados da natureza, como se não fizessemos parte dela.

A natureza é pródiga. Durante os bilhões de anos da Terra, Gaia vem suprindo as necessidades não somente dos humanos, mas de toda a vida da Terra. Mas não nos conformamos em ser somente os usufruidores esta dádiva, queremos mais... queremos o poder. O poder sobre a natureza e sobre os outros.

Então os desastres acontecem. Não por simples capricho divino dos Elfos e Fadas que habitam florestas encantadas. Mas devido a duas das leis básicas do Universo:

1- para cada ação sempre haverá uma reação.

2- quanto maior for a ação, maior será a reação.

Assim, quando vemos desastres como os que estão ocorrendo, não somente no Brasil, mas também ao redor do mundo, ficamos sem entender como e porquê eles acontecem. Afinal de contas, não somos tão "poderosos"? 

Mas é simples: é assim mesmo que funciona o nosso planeta. É tudo uma questão de causa e efeito.

Queimamos combustíveis fósseis e temos aquecimento global.

Desmatamos e temos descontroles climáticos.

Poluímos os rios e temos escassês de água.

Impermeabilizamos os solos e temos emchurradas.

É assim mesmo. Sofremos e sofreremos muito mais por conta de nossas ecolhas, uma delas a de sempre querermos modificar o nosso meio ambiente, seja lá para que for, a natureza sempre terá uma reação. 

Nenhum comentário: