terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais CO2 na atmosfera: isso parece que não tem fim... ou será o fim?



A Agência Reuters, leia (aqui), publica matéria em que, as emissões mundiais de dióxido de carbono resultantes da queima de carvão, petróleo e gás natural devem subir 43% até 2035, disse na terça-feira o principal órgão dos EUA que faz previsões sobre consumo de energia, a não ser que sejam selados acordos globais para reduzir a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento do planeta.

As emissões globais de dióxido de carbono de fontes combustíveis fósseis devem subir de 29,7 bilhões de toneladas em 2007 para 42,4 bilhões de toneladas em 2035, disse a Administração de Informações sobre Energia (EIA, na sigla em inglês) em seu relatório anual sobre as perspectivas energéticas de longo prazo.
________________________________________________________

Embora no Brasil, a energia elétrica seja em sua grande seja de hidrelétricas, o transporte é prioriariamente movido por combustíveis fósseis. O aumento do número de veículos em decorrência do momento econômico brasileiro, faz com que aumente consideravelmente as emissões de CO2 na atmosfera.

A temperatura da Terra, no último mês de abril, foi record, com uma média de 13,3 °C, levando os cientistas a acreditar que muito em breve, estaremos chegando aos 14°C, cousando a aceleração do degelo das geleiras, trazendo prejuísos e desastres ambientais cada vêz mais ferqüentes e intensos.

O esforço de ambientalistas esbarra nos interesses dos grandes grupos econômicos e dos governos, que não abrem mão de seus lucros e dos impostos gerados pelo consumo.

Nenhum comentário: