terça-feira, 25 de maio de 2010

Impostos e demagogia: O liberalismo é contra o Estado forte... as vezes não


A notícia (?) pode ser lida aqui: Esta já é a 6ª edição do Dia da Liberdade de Impostos, em que o litro da gasolina será vendido a R$ 1,25. Até às 7h50 dessa terça-feira já haviam 86 carros na fila em frente ao posto Firenze, da rua Santana, 345, no bairro Santana.

Serão distribuídas 250 senhas a partir das 8h30, mas o abastecimento deve iniciar a partir das 10h. Vão estar à disposição durante o dia 5 mil litros de gasolina. Cada motorista poderá abastecer, no máximo, 20 litros. O proprietário do posto João Marques é colaborador do Instituto Liberdade, que promove o Dia da Liberdade de Impostos.

— A idéia é mostrar para a população a diferença de preços, para que fique claro quem está ganhando com isso. Nada mais justo que nós tenhamos um valor acessível para a compra de um produto que é tão importante.
___________________________________________________
Este ato, deste empresário filado ao Instituto Liberdade, não passa de demagogia barata. É claro que ninguém gosta de pagar impostos, isto é histórico, vem desde a era medieval, quando os reis saiam pelos campos cobrando tributos dos seus vassalos. Também se sabe que a carga tributária no Brasil é alta.

Talvez, quando os ricos (falos dos ricos de verdade, aqueles com milhões) usarem toda esta grana para produzir e gerar emprego e renda às classes mais pobres, as taxas cairiam a patamares dos países ricos.

Mas no Brasil, os impostos que pagamos, são investidos nas áreas sociais e na expansão da economia. São os impostos que mantém as ruas e estradas por onde andam os carros que consomem esta gasolina “sem” imposto.

Para este senhor, com certeza, não precisamos de impostos e nem de Estado. É só deixar que o mercado tome conta de tudo. Mas como vimos e ainda vemos, nas crises do capitalismo globalizado e sua doutrina neoliberal, se não é o Estado socorrer, estaríamos na banca rota, literalmente.

Nenhum comentário: