quinta-feira, 6 de maio de 2010

Grécia e FMI: relações perigosas


O parlamento grego autoriza o governo a s submeter às exigências do Fundo Monetário Internacional - FMI. Para receber um empréstimo de mais de cem bilhões de Euros, a Grécia se compromete a cortar 30 bilhoes de Euros em gastos e aumentar os impostos.

Quer dizer, o povo grego é que vai pagar a conta da especulação que corria solta e da manipulação dos dados econômicos do país.

Mas o pior, segundo analistas, é que a atual crise, não vai parar por aí. Portugal e Espanha, são os próximos a se contaminarem. A União Européia tenta de todas as formas estancar a crise que, segundo Marx, "em um sistema de produção e que todo o processo está calcado no crédito, quando este cessa repentinamente e somente se aceita pagamentos em dinheiro, tem que produzir-se uma crise".

Assim sendo, o capitalismo, para se sustentar, produz crises como manira se enxugar o ecesso de crédito, de papéis que, perdem seu valor. Isso leva muita gente a perder muito dinheiro.

Por mais que se diga que o capitalismo é a mola do progresso moderno é, também, a fonte ma miséria. No caso da Grécia, milhares ou milhões de pessoas serão afetados pela decisão de aceitar as imposições do FMI.

Vamos ver até onde vai a mais nova crise do capitalismo globalizado. Pois além de contaminar países europeus, ela já é sentida em outras partes do mundo. No Brasil, o feflexo se dá na alta do Dolar e na qyeda da Bovespa... por enquanto.

Nenhum comentário: