domingo, 30 de maio de 2010

Dia do geógrafo: a busca por um mundo melhor.

Não sou muito ligado a estas coisas de datas. Mas não posso aqui deixar de dedicar umas palavras ao dia 27 de maio, Dia do Geógrafo. A todos meus colegas e professores que, ao longo meu aprendizado e da minha carreira, fizeram a diferença.

A Geografia é, para a minha vida, o arcabouço teórico e metodológico para a compreenção do mundo e das relações da sociedade com o meio.

Foi a Geografia que me fez olhar mais criticamente as coisas que me cercam e que influenciam a nossa vida.

Vivemos hoje em um mundo individualista e, consequentemente, egoísta.

Nós estamos a beira de grandes transformações no planeta e, mesmo assim, continuamos a viver como se nada estivesse acontecendo.

Consumimos mais do que o planeta pode se recompor. A natureza está pedindo socorro. E o que fazemos?

Nada...

Somente uma mudança na nossa maneira de ver a vida e o mundo é pode nos trazer uma vida mais igualitária e justa, social e ecologicamente.

E a Geografia pode ajudar nessa busca.

Um abraço a todas e todos os geógrafos.

Um comentário:

Regina Bolico disse...

Oi Mário!
Sou professora e a Geografia também me trouxe uma visão crítica do mundo em que vivemos. Principalmente a questão ambiental me impressiona e vejo que ainda hoje, a maioria das pessoas não liga para coisas pequenas que poderíamos fazer no dia a dia e que não são feitas. Vejo pessoas com nível universitário misturando lixo orgânico com seco, colocando comida no lixo e outras coisas tão simples.
Fiquei entusismada de ter descoberto esse blog passeando pelo geovisite. Seria interessante se você colocasse seguidores em seu blog.
Um abraço.