quarta-feira, 30 de março de 2011

Valeu Zé!



Foi em prantos que a presidenta Dilma e Lula falaram da morte de José Alencar, pouco depois de serem informados pelo médico do ex-vice-presidente.

"Todo mundo era bom depois de morrer. Alencar era bom em vida", chorou Lula.

A visita de ambos a Portugal foi encurtada. Lula dedicará a Alencar o título de doutor honoris causa na Universidade de Coimbra, na manhã de quarta-feira, e ambos voltam ao Brasil em seguida. A presidenta cancelou a agenda oficial em Portugal que deveria ocorrer na quarta-feira à tarde.

A presidenta informou que a família de Alencar aceitou que ele seja velado no Palácio do Planalto. O governo decretará luto oficial de sete dias.
 
O ex-Vice de Lula nos dois mandatos sempre teve uma posição independente, firme e coerente. Suas palavaras sensatas tinham sempre a sinceridade. Lutou bravamente deste 1997 contra a morte que chegou ontem. É certo que, se ele não tivesse o dinheiro para pagar o tratamento, que é caríssimo, já teria morrido. Mas, mesmo se tivesse o dinheiro, de não tivesse força, coragem e vomtade de viver, também já estaria morto.
 
Todos sabemos que o SUS (Sistema Único de Saúde) não tem recursos para bem atender a todos que necessitam de tratamentos complexos e que é imperativo a melhoria da saúde no Brasil. Mas, por outro lado, no Brasil, TODA a população tem acesso ao SUS, independete de ter ou não ter recursos. Muitos países, até mesmos os bem desenvolvidos, a saúde não é universalizada. Nos EUA, se a pessoa não tiver seguro de saúde, vai ficar junto com os indigentes. Somente agora o Presidente Obama está tentando implantar a universalização da saúde, mas encontra grande resistência dos congressistas e lobistas dos planos de saúde. 

Nenhum comentário: