sexta-feira, 11 de março de 2011

A Nautreza é inexorável, não podemos detê-la: O Japão novamente treme.


A Terra é um planeta vivo. Disso eu não tenho dúvidas. Somos como a bactérias que habitam o corpo de um ser vivo. Analogamente, quando há desequilíbrio, ou acaba o corpo (a Terra) ou acabam as bactérias (nós).

O Universo e tudo que nele está contido tesá, segundo as filosofias orientais, sendo regido por duas forças antagônicas (Yng-Yang) sempre em busca do equilíbrio e que, segundo a Teoria de Gaia, proposta nos anos setenta por James Lovelock, esquanto os elementos contidos no planeta estiverem em busca deste equilíbrio, haverá vida (como a conhecemos hoje), caso contrário, Gaia morrerá.

Portanto, eventos como o acontecido hoje no Japão (leia AQUI) onde "um forte tsunami, gerado por um terremoto de magnitude 8,9, matou ao menos 300 pessoas em Sendai, na costa nordeste do Japão, a cidade mais atingida pelo tremor", ou outros veventos semelhantes como o tsunami que devastou a Indonásia em 2006, são eventos corriqueiros na história geológica da Terra.

O problema são as bactérias (nós, humanos) que estamos ocupando todas os recantos do planeta, inclusive regiões altamente sussetíveis a estes acontecimentos, como o caso do Japão, que está situado sogre o Circulo de Fogo, onde ocorrem a maioria dos terremotos e vulcões.

As consequências, então, desta ocupação humana, são as tragédias. Os eventos geológicos, entretanto,  não passam de rotina para o nosso planeta. 

Nenhum comentário: