segunda-feira, 21 de março de 2011

Democracia do Brasil é exemplo para o mundo árabe, diz Obama: então por quê apoiavam ditadores?

"Um dia após o Ocidente (leia AQUI) ter iniciado uma intervenção militar na Líbia, o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou a transição democrática do Brasil como um modelo para o mundo árabe, onde há mobilizações populares no Oriente Médio e norte da África para pôr fim a governos autocráticos. "O Brasil mostrou que uma ditadura pode virar uma democracia. Mostrou que a reivindicação de mudança pode começar na rua e transformar o país, transformar o mundo", disse.

O líder americano fez seu pronunciamento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na histórica Cinelândia, que foi palco do movimento das "Diretas Já" contra a ditadura militar brasileira (1964-1985). Para Obama, os participantes desse movimento mostraram como uma revolta popular pode produzir uma democracia próspera. "Uma das pessoas que protestaram foi presa e sabe o que é viver sem seus direitos mais básicos. Ela, porém, também sabe o que é perseverar. Hoje ela é a sua presidenta, Dilma Rousseff", afirmou".

É claro que os EUA estão adulando o Brasil por questões óbvias. Eles estão de olho no petróleo da camada pré-sal. Como eles precisam de energia extraída do petróleo, têm de se aliar a regimes ditatoriais e pouco simpáticos, onde a democracia passa bem longe.

Assim, os EUA buscam no Brasil, uma parceria mais amigávem e menos desgastente.

Mas temos de abrir o olho, pois já vimos o que acontece com quem não comunga com o pensamento norteamnericano.

Nenhum comentário: