segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinismo, hipocrisia e interesses: Imprensa internacional destaca ofensiva da coalizão internacional sobre o território Líbio


"A ofensiva da coalizão militar (leia AQUI) sobre as forças do coronel líbio Muamar Kadafi tiveram ampla cobertura de sites e agências de notícias durante o final de semana. O endereço eletrônico do jornal americano The New York Times destacou que "os aliados intensificaram a ofensiva na Líbia, enquanto os rebeldes se reagrupam em Benghazi".

Da mesma forma, o periódico espanhol El País colocou em sua manchete o título "Coalizão intensifica ofensiva contra Kadafi" e lembrou os danos causados em um prédio do complexo residencial do ditador atingido por um míssil. Já o francês Le Monde ressaltou o cessar-fogo anunciado pelo governo local".

Pois é assim que funciona. Primeiro os aliados ocidentais vendem armas para os regimes do Oriente Médio, aí depois vão bombardeá-los. Enquanto estes regimes cumpem o seu papel subalterno aos interesses norteamericanos, tudo bem... Mas depois se negam a segui-los, bala neles.
 
É claro que sou contra o que a "coalisão" interfira militarmente na Líbia. Mesmo que eu não tolere Kadafi e os quarenta anos de dominação na Líbia e que apóie a iniciativa de levante popular, a intervenção e bombardeio no território líbio por interesses sobre o petróleo é inadimissível.
 
Os EUA não têm preferencia por quem governa este ou outro país. Interessa que eles sejam alinhados com o que pregam os norteamericanos.
 
Não podemos nos esquecer do que ocorre no Afeganistão e, principalmente no Iraque onde sobre o pretexto das famigeradas armas de destruição em massa do EX-aliado dos EUA, Saddan Hussen, os aliados invadiram o Iraque, mataram Saddan e o país vive em guerra até hoje, milhares de mortos, tudo por interesse sobre o prtróleo iraquiano.
 
Puro cinismo e hipocrisia...

Nenhum comentário: