quinta-feira, 3 de março de 2011

Preço global de alimentos bate novo recorde em fevereiro, afirma FAO: quem dinheiro come... quem não tem passa fome

Mesmo vivendo em sociedade, somos individualistas e até egoístas. Assim, enquato estivermos bem, sem problemas mais urgentes, como os que afetam grande parte da humanidade, como a falta de alimentos, moradia, educação, em fim, do que necessitamos para a nossa vida... não nos importamos com os outros e seus problemas.

Nos últimos tempos, por diversos motivos, como  variações climáticas, exaustão dos solos e, principalmente, a busca de lucros, os alimentos estão cada vez mais caros e de dificil acesso às populações mais pobres.

Novamente a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou nesta quinta-feira, 3, que o índice mensal dos preços mundiais dos alimentos subiu 2,2% em fevereiro, para 236 pontos, maior patamar desde o início da série histórica em 1990. Esta foi a oitava alta consecutiva do indicador. A entidade alertou também que a atual volatilidade do petróleo pode elevar ainda mais o índice e desencadear uma crise de alimentos na próxima temporada.  

Com as crises nacionais que estão eclodindo no Oriente Mídio, e a consequente elevação dos preços do petróleo, esta tendencia de alta dos alimentos vai ficar cada vez mais aguda e, infelizmente, milhões de pessoas, principamelte as crianças, vão sofrer com a fome e a morte por inanição.

Resta saber o que farão os governos, entidades internacionais e nós, sociedade, para combater esta alta desenfreada dos preços dos alimentos. Pois como nós sabemos, a produção de alimentos segue as leis do mercado capitalista, onde o lucro é o que importa, independente dos que necessiatm comer e não tem como comprar.

Este é o nosso mundo, onde demais nunca é o bastante... Já dizia o Renato Russo.

Nenhum comentário: