terça-feira, 15 de março de 2011

Tecnologia x Natureza: Radiação aumenta e Japão admite que pode prejudicar saúde... que novidade, não é?

A sociedade moderna e urbana, iniciada a partir da Revolução Industrial, deslocou-se da realidade do planeta Terra. A noção do homem que domina a natureza foi difundida e aceita de forma que, hoje, pensamos que somos entes sublimes, que independem dela.

Os avanços tecnológicos, não nos tornara indepententes da natureza, ao contrário. Paradoxalmente, quanto mais avançamos, mais dependemos dos recursos naturais para sobrevivermos em nossas cidades. Precisamos de comida em abundância, água e, como toda a modernidade exige, energia.

O Japão, pelas suas características, depende da energia nuclear. Mas as Usinas Nucleares  do Japão já estão com mais de quarenta anos e, por isso, sua tecnologia já está defasada. Imaginem que, a usina Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto de magnitude 9 na sexta-feira, não explodiria se estivesse mantido o resfriamento dos reatores. Mas o gerador de energia, encarregado de movimentar as bombas que puxam água do mar que, em caso de emergência, fariam o resfriamento, somente possuem combustível para quatro horas de funcionamento. Deu no que deu...

Agora (leia AQUI ) o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou nesta terça-feira em discurso televisionado que a radiação se espalhou por quatro dos seis reatores da usina Fukushima Daiichi.

Os níveis perigosos de radiação vazando do complexo forçaram o Japão a ordenar, nesta terça-feira, que 140 mil pessoas se fechem dentro de casa e evitem contato com ar contaminado com material radioativo. Outras 200 mil pessoas foram retiradas até esta segunda-feira da região.

"Por favor não saiam nas ruas. Por favor fiquem em casa. Por favor fechem as janelas e isolem sua casa", disse o secretário de gabinete Yukio Edano. Ele admitiu que a radiação está em um nível que pode prejudicar a saúde.

"São números que potencialmente podem afetar a saúde. Não ignorem isso", disse Edano, sem dar mais detalhes.

Nenhum comentário: