sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PEDÁGIOS NO RS: Pane no vão móvel da Ponte do Guaíba causa colapso no trânsito da Região Metropolitana

Segundo a Zero Hora, AQUI, uma pane no sistema de freio da Ponte do Guaíba trava o vão móvel desde as 9h desta sexta-feira. O problema causa o colapso do trânsito da Região Metropolitana. O trânsito está totalmente parado no acesso à ponte e por mais de 15 quilômetros de extensão na BR-290. A BR-116 também apresenta fluxo lento, principalmente na entrada da Capital.

Pois é, tempos atrás, esta mesma Zero Hora, fez uma espécie de campanha pela segunda ponte sobre o Guaíba, cujo projeto está em andamento no DNIT. Naquela época se dizia que éramos "refens de uma ponte", mas não disse que, a responsabilidade de manutenção é da Concepa, conssecionária para administrar a BR 290, incluindo aí, a Travessia Getúlio Vargas.

Mas pelo que parece, a Concepa, está mais interessada em cobrar o pedágio do que fazer a manutenção do vão móvel da travessia.

Onde está a AGERGS e o governo estadual que não cobram da empresa a responsabilidade?

Outra coisa que lembrei: à época, um diretor da Concepa chegou a afirmar que a ponte está obsoleta.

Mas aí vai mais um questionamento:

A ponte do Guaíba tem cinquênta anos... está obsoleta.

A Tower Bridge (foto a cima) é uma ponte-báscula (mesmo sistema da Ponte do Guaíba) construída sobre o rio Tâmisa na cidade de Londres. Foi inaugurada em 1894, e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo (Wikipédia).

Esta ponte tem 116 anos e funciona perfeitamente, porque a ponte do Guaíba não funciona?  

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