segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Governo prevê limitar agropecuária na Amazônia: será uma grande balalha

                 

BRASÍLIA - A agenda verde, que ganhou espaço nesta segunda fase da disputa eleitoral com os dois candidatos à Presidência tentando conquistar os votos dos eleitores de Marina Silva (PV), cresce em importância também no governo. Um documento que contou com a participação de 14 ministérios traça um plano para controlar a expansão da fronteira agropecuária na Amazônia, principal causa do desmatamento.

Depois do segundo turno, deve ser editado um decreto definindo o macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal, que foi dividida em dez áreas estratégicas com um plano para cada uma. As atividades que essas áreas poderão explorar - agropecuária, mineração, turismo, entre outras - estão definidas no documento.

Será uma batalha hercúlea. Como sabemos, a bancada ruralista no Congresso é expressiva e corporativa ao extremo. Abriga os grandes latifundiários que também têm terras na Amazônia. Claro que eles serão contrários a qualquer limitação na sua atuação nesta região.

Mas é, no mínimo, um debate necessário à sociedade brasileira e, principalmente aos que vivem e conhecem os problemas desta região.

Veremos...

Leia AQUI 

Nenhum comentário: