segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Geografia, a Política e as Eleições: qual é o elo?

Quando se fala em Geografia, muitas pessoas se atém simplesmente aos apéctos físicos desta ciência, esquecendo-se das pessoas e de suas relações na superfície do Planeta.

A poítica, nada mais é do que a ciência que trata relação entre as pessoas e o processo eleitoral, é um momento, onde as pessoas, uma sociedade, escolhe as pessoas que vão dirigir e coordenar estas relações.

Dito isso, a Geografia está presente, tanto na política, quanto no processo eleitoral. A política é raiz das relações na sociedade, nas relações internacionais, na produção, nos custos e investimentos, em fim, em tudo que acontece nas relações humanas sobre a superfícite terrestre. A Geografia estuda tudo isso e é ferramenta utilizada por todos os governos para implementar ações e investimento em todas as áreas.

Assim sendo, como geógrafo e agente político, faço campanha... campanha declarada e identificada. Sou, além disso, cidadão. E, assim, sou protagonista deste processo, independente dos resultados... faço parte.

Eu tenho lado bem definido, sou petista, sou de esquerda e acredito na visão dialética marxista da sociedade, procuro apoiar quem mais se aproxima destas idéias e que tenha compromisso com os mais pobres, que sempre foram deixados de lado, à margem do desenvolvimento.

Por isso, neste momento, este blog pessoal, A Geografia em tudo, faz sim campanha, e votou Tarso e vota Dilma.

Nem por isso deixa de tratar de outros assuntos geográficos.

Aliás, as eleições, estão em toda a parte. 

Nenhum comentário: