segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para onde vai o Captalismo: A barbárie nos espreita...

 
O Capitalismo, sempre gerou crises. Na minha percepção, estas crises, se dão por um simples motivo, básico, o dinheiro que não existe.
 
Quero dizer que, desde o início deste modelo, iniciado na segunda Revolução Industrial, o mercado fabricou valores que circulam nos próprios mercados, agora globalizados, que geram cada vêz mais lucros, e mais valores. Mas, estes valores, são virtuais... fictícios. Não existem.
 
Na prática, se todos nós fossemos aos bancos, ricos ou pobres, no mesmo dia, retirarmos os valores que nos cabem, não haveria dinheiro suficiante nem para a décima parte das pessoas.
 
Assim, o Capitalismo é um modelo econômico que conta com a virtualidade dos ativos. Nas crises sistêmicas dos Capitalismo, as falências e as grandes perdas monetárias, nada mais são do que enxugamento destes valores, que não existem.
 
O poder deste sistema se dá em virtude de estarmos todos presos a ele. Até hoje, mesmo o sitema socialista ou comunista implantado no século passado em alguns países, estes, não passaram de um sitema calitalista de estado, onde os bens eram todos do Estado, era o que se diferenciava do capitalismo tradicional. O socialismo e o comunismo, enquanto alternativa, não resolveram as contradições e as crises sistemátias deste modelo de produção capitalista.
 
O retorno à condições de antes é impossível. A não ser que haja uma grande crise. Onde não se possa retornar, algo como uma falência de recursos naturais, que levaria ao colápso e ao fim do motetarismo e, penso eu, ao retorno do feudalismo, onde os poderosos teriam tudo e os outros a barbárie.

Nenhum comentário: