segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quem tem medo da democracia?

Emir Sader, sempre lúcido em seus pensamentos, escreve um artigo que nos mostra quem tem medo da democracia. Não é o governo, não é o povo, não são as instituições públicas, o mercado, as empresas...

É a elite e os donos da mídia, não não conseguem conviver com a pluraridade e a diversidade de opiniões:

Leia o artigo completo AQUI

"O momento mais trágico da história brasileira – o do golpe de 1964 e da instauração do pior regime político que o Brasil já teve, a ditadura militar – foi o momento da verdade da democracia. O momento revelou quem estava a favor e quem estava contra a democracia. E quem pregava e apoiava a ditadura. Foi um divisor definitivo de águas. O resto são palavras que o vento leva. A posição diante da ditadura e da democracia, na hora em que não havia outra alternativa, em que a democracia estava em risco grave – como se viu depois - foi decisiva para definir que é democrata e quem é ditatorial no Brasil.



Toda a velha imprensa, que segue ai – Folha de São Paulo, Globo, Estadão, Veja – pregou e apoiou o golpe militar, compactuou com a destruição da democracia no Brasil e enriqueceu com isso. Compactuou inclusive com a destruição da Última Hora (hoje Zero Hora), o único jornal que sempre resistiu à ditadura. O mesmo aconteceu com a maior parte da elite política da época - uma parte da qual ainda anda por aí, quase todos dando continuidade ao mesmo papel de inimigos da democracia, mesmo se disfarçados de democratas".

Pois é assim mesmo, eles são falsos democratas, creceram e se fortaleceram durante a Ditadura Militar e, agora, pelo que parece, querem novamente dar um golpe na democracia para continuarem se loclupetando.
 
Se a democracia está em perigo, é somente a democracia deles.
 
A Folha, emprestava suas viaturas para o regime militar, já publicou uma ficha falsa da Dilma e, o mais emblemático, chamou o regime militar que assolu o Brasil de "ditabranda".
 
Convenhamos...

Nenhum comentário: