terça-feira, 21 de setembro de 2010

O ambientalista cético capitula: as mudanças climáticas são uma realidade!


O estatístico Bjorn Lomborg, autor do livro "O ambientalista cético" (The skeptical environmentalist), de 2001, deu uma entrevista recente (13/9) ao Le Monde, intitulada: "As mudanças climáticas são uma realidade":

"Em "Smart solutions to climate change", livro coletivo que ele dirige, aquele que se tornou o diretor do 'Consenso de Copenhagen' cessa os ataques contra a teoria das mudanças climáticas. Ele propõe agora outras soluções que não as normalmente lançadas".

Na entrevista, B. Lomborg admite que o aquecimento global "é uma realidade, decorre da atividade humana e é um fenômeno importante".

Sobre o IPCC: "ele é a melhor fonte de informação que nós temos sobre as mudanças climáticas. No entanto, ele não está ao abrigo de erros, e deveria ser politicamente neutro (...), mas o ponto fundamental é que o IPCC está correto a 90%".

Sobre a relação entre riqueza (dos países) e o aquecimento global:

Pergunta: "Uma das maneiras de reduzir as emissões seria reduzir a riqueza dos países?" Resposta: "Absolutamente. Mas nenhum responsável político seriá reeleito se levar seu país a produzir menos riqueza. Ainda mais porque as mudanças climáticas não são o único problema a resolver: tornar-se mais rico é o único meio de responder aos problemas de água, alimentação, de saúde ou de educação. O desafio é encontrar um meio de enriqucer sem emitir CO2".

Sobre as soluções: ele critica o protocolo de Kioto, por ser insuficiente, e defende medidas de geo-engenharia e, no curto prazo, a taxa de carbono como a medida mais eficaz.

Nenhum comentário: