sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Favela Farrapa: o desrespeito ao patrimônio natural do Parque da Harmonia


Todo o ano acontece, em comemoração (?) ao dia 20 de setembro, data que, na realidade, foi assinada a rendição dos Farrapos, em Porto Alegre, um desfile alusivo a data máxima do Rio Grande do Sul.

No início, ocorria um acampamento no Parque Harmonia, um ou dois dias antes, para no dia vinte, os gaudérios desfilarem para os porto-alegrenses. De á para cá, estes dias foram aumentando e o acampamento também. Neste ano, o acampamento começou a ser montado no final de agosto e, com certeza, será finalizado o seu desmonte, lá pelo fim de setembro. Portanto um mês sobre o parque.

Eu, particularmente, não tenho afinidades com esta tradição, mas acho que cada um cultua o que quer. Mas fico indignado que, o Parque da Harmonia, sua flora e fauna, sofrem sobremaneira com o longo tempo de duração do evento. E mais, com a retirada dos piquetes ali instalados, detritos e mais detritos são abandonados, deixando aquele belo lugar, com uma paisagem de terra arrasada.

Cresceu de mais o evento. O parque não comporta mais o acampamento que, de acampamento, já não tem mais nada. Hoje, virou uma espécie de Disneylândia Gaudéria. Inclusive com construções de até três andares de grandes empresas e instituições que querem “faturar” com o evento.

O acampamento... Acabou.

O capitalismo sulista se apoderou do que era uma manifestação popular, transformando em um evento comercial.

Quem passa pelo parque, na realidade, vê um amontoado de construções improvisadas de costaneiras (casca de pinus que não é utilizada pela indústria), com visual de uma autêntica favela.

Digna de ser camada de “Favela Farrapa”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh, Mário, só falta a Casa da RBS no Acampamento e os comentários do Lasier... Talvez tb uma PPP para gerir alguma coisa privada, rsrsrs.
Seu amigo Motta