sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Para onde vamos?


Quando se fala em "desenvolvimento sustentável", sempre nos vêm a mente que, tudo que temos de conforto, pode ser produzido sem agredir a natureza e a sociedade. Mas isso é pura ilusão. Todos os produtos que consumimos tem um custo ambiental. As vezes altíssimos.

Se olharmos a nossa casa, em nossa volta, veremos que nada se produz para, simplesmente, suprir as nossas necessidades mais prementes. Talvez se pode dizer que, a grande maioria das "coisas" que consumimos servem para a simples satisfação dos nossos desejos mundanos.

Não compramos uma calça ou um sapato, por exemplo, para ficarmos aquecidos do frio. Compramos a calça ou o sapato pela marca e pelo que ela representa – status.

As grandes corporações, sabedoras da vaidade humana, se aproveitam para impor seus ideais e, auferir lucros. Por esse objetivo, manipulam as mentes (marketing) no sentido de "criar" necessidades, usurpam da Terra os seus valiosos recursos, escravizam pessoas e poluem o ambiente sem que sejam importunados por isso ou, pelo menos, cobrados por isso.

Quem se dá conta desse arranjo, está sempre a cobrar dos governantes que estes tomem atitudes reguladoras e que coíbam os abusos. Mas na realidade, eles nada podem fazer contra a ganância do capitalismo, pois precisam peles para continuar no poder. Estamos todos sucumbidos a vontade dos grandes grupos econômicos.

Esses grupos, detém poderes inimagináveis. Financiam campanhas políticas. Compram a mídia.

Têm as instâncias jurídicas dominadas por ardilosos advogados, que "tudo" resolvem. Assim, seguem impunes na inexorável destruição da vida na Terra.

Somente os ingênuos ou os inescrupulosos podem achar que está tudo bem.

Esses, repetem os ideais dessas corporações, pensando que estão fazendo o seu melhor, contribuindo para o "bem" da humanidade.

Coitados de nós...

Nenhum comentário: