segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A velha tática da mídia: manipular corações e mentes



Neste final de semana e nesta segunda-feira (25/08), a mídia gaudéria expôs aos eleitores, três pesquisas diferentes, com diferentes resultados e, consequentemente, diferentes leituras.

Em todas as leituras, deve-se levar em consideração que a campanha (alguém notou que já iniciou a campanha?) não engrenou e, portanto, não a ainda um universo mais consistente para uma avaliação estatística mais contundente.

Mas, o que se pode ver é que, com a margem de erro em mais ou menos 3%, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados. Isto é, tudo pode acontecer. Até mesmo "inventar" que alguém está na frente.

Neste aspecto, já vi "coisinhas".

Uma delas foi na Rádio Band AM, onde o apresentador chapa-branca, Oziris Marins, cometeu uma gafe:

Ao anunciar os resultados de uma das pesquisa ele disse: "Na pesquisa Ibope, o NOSSO candidato a reeleição lidera com..."

Quer dizer, qualquer meio de comunicação que deseje que um candidato seja bem avaliado pela pesquisa, é só manipular os números, e pronto. Depois, se for desmentido, não dá nada, está tudo dentro da "margem de erro".

É assim que a mídia impõe a sua vontade... sutilmente...

E o povo mais politizado do Brasil vai engolindo.

Nenhum comentário: