A crise do capitalismo globalizado: uma tsunami
Saiu no El País:
Segundo o artigo de Sami Näir, profesor catedrático em ciências políticas da Unversidade de Paris desde 1970, doutor pela Universidade de Sorboene em Filosofia Política em 1973 e em Letras e Ciências Humanas em 1979, ele susteneta que estamos prestes a entrar em uma crise sem precedentes na história do capitalismo globalizado.
Essa tsunami, segundo Sami e diversos outros economistas, não se trata apenas de uma crise de crédito, mas ela toca fundo a economia mundial. Ele culpa, principalmente, os Estados Unidos, pela intensidade da crise, principamente pelo seu déficit gerado pelas guerras do Afeganistão e Iraque.
Também diz que, nessa tsunami, nem os países desenvolvidos ficarão de fora. E mais, que os países emergentes, como é o caso do Brasil, serão sériamente afetados, principalmente duarante os dois próximos anos.
Sami Näir conclui dizendo que: "Em resumo, estamos diante de uma crise econômica mundial que é somente a ponta do iceberg, e que esconde uma importante reorganização geopolítica, em que vão vencer os que melhor saibam utilizar suas forças e equacionar suas debilidades".
Vale apena ler o artigo completo em espanhol (AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário