segunda-feira, 4 de junho de 2007

O RS recebe presente do governo na Semana do Meio Ambiente


Essa notícia é do Blog oficial da Rádio Gaúcha: “Uma proposta do novo comando da Brigada Militar vai render polêmica nas próximas semanas. A corporação vai acabar com o Batalhão Ambiental. A justificativa: racionalizar custos. Embora a cúpula da polícia garanta que o combate à crimes ambientais irá continuar, ambientalistas prometem reagir ao anúncio. É o Batalhão Ambiental que realiza, por exemplo, grandes operações em parques, combate à caça ilegal, apreende animais silvestres contrabandeados e fiscaliza a extração ilegal de areia da Bacia do Jacuí. O que você acha da iniciativa? O Batalhão Ambiental é necessário ou sua tarefa poderá ser realizada pelas demais unidades da BM?”

Em plena semana do meio ambiente, a insensibilidade do governico da tia Yeda, através do comando da Brigada Militar, foi de arrasar. Essa de dizer que vão acabar com a Patrulha Ambiental, significa, simplesmente dizer que, tá liberado! Agora, na “República Gaúcha”. O Meio Ambiente não será mais empecilho para o “desenvolvimentismo econômico”. O estado de vanguarda na defesa do Meio Ambiente, passa a ser o mais vulnerável nesse sentido.

Na ânsia de arrecadar uns trocados, o estado falido da tia Yeda, é capaz de qualquer coisa. Já acabou com o zoneamento ambiental, agora quer acabar com o Batalhão Ambiental. Mas o que eu insisto em dizer é que, a mídia não repercute essas ações, pois são signatários e apoiadores dessas mudanças, que visam a flexibilizar a entrada de investimentos que trazem impactos ambientais significativos para o estado, muitas vezes podendo ser, até mesmo, irreversíveis.
Só para lembrar, desde que assumiu, no governico da tia Yeda já aconteceram coisas que "até Deus duvida", na área ambiental. Desde a demissão de secretário, até a desautorização do Zoneamento Ambiental, é uma trapalhada atrás da outra. Agora mais essa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Professor
Buscando na rede algum texto de apoio para tornar mais significativas minhas aulas, encontrei o texto de sua autoria sobre a Patrulha Ambiental do nosso Estado. Escrevo para parabenizá-lo e também pedir mais informações sobre o assunto.
Na certeza da resposta, agradeço a atenção.
Maria de Fátima Moraes
Santiago, 16 de novembro 2008
mariafa@yahoo.com.br