sexta-feira, 22 de junho de 2007

E as cotas?


Eu, como (ainda) estudante da UFRGS, venho acompanhando as discussões referentes à implantação do sistema de cotas nessa Universidade. Existe muita contrariedade por parte do pessoal que se “adonou” da UFRGS. E, conseqüente mente, muita pressão (legítima), das entidades representativas da população.

Em minha visão geográfica e histórica da formação social da população brasileira, apóio essa ação positiva para a igualdade social. Muitos poderão dizer que isso é um paliativo para os graves problemas que enfrentamos, sejam eles sociais, econômicos ou culturais. Que isso somente geraria mais racismo. Que não vai dar certo, etc...

Concordo em parte, não é o ótimo, melhor se não fosse necessário isso. Mas é o mínimo que se pode fazer para tentar, de alguma forma, indenizar pessoas que, ao longo dos séculos, arrancadas do seu lugar (e não interessa que perpetrou esse crime), somente viveram para “servir seu amo”.

Os “queridinhos”, dos cursos de “excelência”, são terminantemente contrários à adoção dos sistemas de cotas para negros e afrodescendentes. É óbvio, não é? Eles não querem dividir esse “privilégio” com quem não tem “sangue azul”.

Mas, o que me faz bem, é saber que, o Reitor José Carlos Hennemann, é favorável à aprovação das cotas. Vamos ver onde vai esse embate.

Um comentário:

sueli halfen ( POA) disse...

Sou à favor das cotas.Estudei sempre com bolsa de estudos,até o cursinho fiz com bolsa,pois meu pai tinha até a 3ª série ginasial(naquele tempo),minha mãe o primário ,e minha avó era analfabeta.A bolsa foi um fator que me ajudou a competir com os que tinham grana prá pagar escolas particulares e o cursinho.
Fiz a UFRGS e no meu curso tinha 1 afrodescendente.
Acho que ,tanto as bolsas como as cotas,irão equiparar jovens que não tem grana prá pagar uma boa escola.
Acho ainda,que,devido à defasagem existente entre os conteúdos do 2º grau e da faculdade,vai partir todo mundo do zero.O cursinho só qualifica o aluno prá competir,não ensina nada!
Zeros fora,todos os que cursarem a Universidade,seja por cotas ou vestibular vão apreender e aprender,e se formar por seus próprios méritos.
No meu curso tinha uns 4-5 "pobres" de grana,( aí me incluo)o resto era tudo classe média prá cima.Inclusive almoçavam e lanchavam no bar da faculdade...um LUXO !
As cotas,eu acho, deverão ser mantidas por um tempo,até as injustiças sociais e econômicas sejam reparadas!
Talvez,e tomara,isso aconteça em algumas décadas.