terça-feira, 19 de junho de 2007

ESTAMOS ENTRANDO NA IDADE MÍDIA.



Na Pré-história os homens viviam em cavernas, era cada um por si, quem era mais forte, mandava nos mais fracos. Na Idade Antiga, os faraós e depois os Césares, eram os deuses que, na Terra, mandavam em todos. Na Idade Média, os Reis com seus exércitos dominavam a plebe. A Idade moderna é caracterizada por grandes transformações, entra em cena a força do capital, que vai comandar o Mundo. Na Idade Contemporânea, entra em cena o iluminismo, o poder se pulveriza com a emancipação dos Estados Nação.


Mas parece que a Idade Contemporânea está acabando. Estamos entrando em uma nova etapa da civilização que, com certeza, podemos denominar de IDADE MÍDIA.


É a época onde somos todos (salvo raras algumas exceções), comandados pelos "formadores de opinião", pelos editoriais, pelos grandes grupos econômicos que têm, na mídia, seu porta voz. Aqui no RS, a Idade Mídia, já faz muito tempo que vivemos e é comandada pela família Sirotzky, que tem a hegemonia dos meios de comunicação das terras gaudérias. Toda a "verdade" emana da sua cidadela às margens do exuberante (e fétido) Arroio Diluvio.

Nenhum comentário: