sexta-feira, 1 de junho de 2007

Quem tem medo do lobo-mau?


Até certo ponto, tenho de concordar com o presidente da Venezuela, Hugo Chaves. Um presidente democraticamente eleito e que, tem melhorado a vida da população mais pobre daquele país. Mas, de uns tempos para cá, vem extrapolando do seu poder, com medidas impopulares. A sua “briga” com Bush e os Estados Unidos, assim como seus problemas internos, com a oposição, parecem que estão confundindo o seu discernimento.

Não sei até que ponto, ao não renovação da concessão de operação da RCTV, trará benefícios ao seu governo, pois o tiro, pode sair pela culatra. Sua atitude, pouco democrática, pode fazer nascer no povo, através influência da mídia oposicionista, um sentimento de desagrado em relação a si. Podendo trazer dificuldades às suas aspirações. Sei, também, que no Brasil, muitas redes não precisavam nem existir, mas não é de bom grado que, por exemplo, se o Lula não renovasse a concessão da Globo, mesmo tendo a mídia brasileira o cacoete golpista.

Mas o que quero aqui dizer e apoiar, é a atitude do Presidente Lula, com relação ao que disse o mandatário venezuelano em relação a uma moção do Congresso Brasileiro, pedindo a reconsideração da não renovação da concessão da RCTV. Hugo Chaves chamou o Congresso de “papagaio dos Estados Unidos”. Eu até, em parte, concordo com isso, mas em relações internacionais, deve-se ser comedido, mesmo que se tenha um juízo formado, não é de bom tom, expressa-lo, tem-se de ter respeito com os países vizinhos e.

O Presidente Lula foi “curto e grosso” ao comentar as declarações de seu colega: Hugo Chaves "tem que cuidar da Venezuela, eu tenho que cuidar do Brasil, o Bush tem que cuidar dos Estados Unidos e assim por diante" (leia aqui). Desse jeito, o Hugo Chaves, está atraindo para ele somente coisas ruins, que podem complica-lo logo mais a frente. Ele, por enquanto, não está sozinho na América Latina, mas desse jeito, poderá ficar isolado, Ele e a Venzuela.

Nenhum comentário: