segunda-feira, 25 de junho de 2007

O Marketing Ambiental



Na sexta-feira, estava participando do II Seminário Sobre Tecnologias Limpas, que ocorreu na Reitoria da UFRGS quando, tendo como assunto das palestras o Marketing Ambiental, ouvi atentamente uma "funcionária" da Copesul, falar das "maravilhas" que a sua empresa faz na preservação do meio ambiente. Balela! Pois o que fazem, é muito pouco, pelos inúmeros impactos ambientais já causados por essa importante empresa petroquímica.


Saí de lá pensando no tal Marketing Ambiental, deduzi que, isso não passa de uma maneira de acobertar os reais estragos produzidos por essas atividades industriais, nem sempre "tão" limpas.


Mas o que quero comentar é o que vi ontem, no domingo, pelos parques de Porto Alegre, que me trouxe de volta o que havia visto no Seminário:


Rapazes e moças, bonitos e desenvoltos, distribuindo cata-ventos coloridos às pessoas que por eles passavam. Me senti menino novamente ao receber um desses cata-ventos de uma linda jovem, ao qual agradeci. Mas, ao observar melhor o tal brinquedo, deparai-me com uma propaganda (Marketing Ambiental), adivinhem de que? Da Aracruz Celulose! E sabem qual é o mote da campanha? Vocês estão sentados? É o já conhecido: Vamos Cobrir o Mundo de Verde. Pois é!


Isso sim é Marketing Ambiental. Eles cobrem o Estado de Deserto Verde, depois, utilizando-se do expediente da cooptação, engambelam as pessoas, passando-se por "preocupados" com o meio ambiente. Pode?

Um comentário:

sueli halfen ( POA) disse...

Vamos cobrir o mundo com Eucaliptos predadores.
Tomara qui não,mas pelo jeito, vamos comer sopa de folhas de eucalipto e cataventos da aracruz.

abraço