segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O castelo de areia está desmoronando: o capitalismo gera mais uma crise


Assim como os chamados Tigres Asiáticos, a cidade dos sonhos, Dubai, afunda na ganância indiscriminada dos capitalistas.

Assim como os Tigres, em Dubai, a artificialidade do seu desenvolvimento desenfreado gerou a crise de crédito que pode afetar diversos países no mundo, principalmente, os ditos emergentes.

Sempre que via aqueles prédios luxuosos, hotéis de “vinte” estrelas, ilhas artificiais, eu ficava imaginando que iria pagar a conta.

Pois é, para variar, quem vai pagar a conta, serão os pobres. Sim, os pobres. Pois os países que emprestaram dinheiro para a construção de Dubai, o fizeram, esperando receber os dividendos e, este dinheiro, foi retirado do Estado, de sua população, principalmente dos mais pobres, que precisam da ajuda deste Estado para sobreviver.

Investidores provavelmente vão focar nos problemas de países, bancos e companhias individualmente. Mas analistas dizem que esperam que o escrutínio seja maior nos países que já demonstraram fraqueza financeira. Esse grupo inclui a Irlanda, Grécia, os estados bálticos, Ucrânia, Paquistão, Romênia e Bulgária.
Segundo o Governo Brasileiro, a crise de Dubai, não vai afetar o país. Não temos dinheiro investido naquele cassino surreal do capitalismo luxurioso.

Ainda bem...

Pois muito governante mundo a fora, deve está com as barbas de molho... Bem molhadas.

Muitos dirão: nada mais do que uma crise, o capitalismo segue triunfante...

Mas até quando?

Nenhum comentário: