segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O nordeste não é uma região economicamente atrasada

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesta minha ida ao nordeste, é que, ao contrário do que se diz por aqui, o nordestino é um povo trabalhador. Não deve em nada a qualquer outra região do Brasil.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, se vê um desenvolvimento acelerado, são canteiros de obras em todos os lugares por onde se passa.

Sobre isso. Saiu hoje uma pesquisa que nos mostra que, com este desenvolvimento, os “pobres” do nordeste, estão consumindo mais que os ricos do sudeste:

Segundo matéria do Estadão: “Os pobres do Norte e Nordeste estão consumindo mais que os ricos do Sudeste. Nos últimos 12 meses até setembro deste ano, as classes D e E das regiões Norte e Nordeste do País gastaram R$ 8,8 bilhões com uma cesta de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Essa cifra é 5% maior que a desembolsada pelas camadas A e B (R$ 8,4 bilhões) que vivem no Sudeste do País no mesmo período com esses itens, revela estudo exclusivo da LatinPanel, maior empresa de pesquisa domiciliar da América Latina”.

Quando se dizia que o “atraso” econômico do nordeste se devia ao nordestino ser um povo de indolêntes, é mentiroso. Foi somente o governo Lula levar investimentos para o nordeste, que este se desenvolve, muito mais que em outras regiões.
Por falar em outra regiões, como anda o desenvolvimento do RS?

Nenhum comentário: