sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O quê está por trás do artigo de Fernado Herique Cardoso sobre LULA?


Em recente artigo publicado em jornais brasileiros, FHC comparou Lula a um neoperonista, além de destilar sua inveja, típica de quem é um amargurado, ele se mostrou desnudo de qualquer sentimento nacionalista. Como sempre foi e é, FHC é um entreguista.


Amir Sader escreve em um artigo no seu blog, no qual eu assinaria abaixo. Leia aqui o artigo completo:


Perón, Getúlio, Lula

Por Emir Sader


Quando acusou Lula de uma espécie de neoperonista, FHC vestia, em cheio, o traje da direita oligárquica latinoamericana. Que não perdoou e segue sem perdoar os líderes populares latinoamericanos que lhes arrebataram o Estado de suas mãos e impuseram lideranças nacionais com amplo apoio popular.


Os três – Perón, Getúlio e Lula – têm em comum a personificação de projetos nacionais, articulados em torno do Estado, com ideologia nacional, desenvolvendo o mercado interno de consumo popular, as empresas estatais, realizando políticas sociais de reconhecimento de direitos básicos da massa da população, fortalecendo o peso dos países que governaram ou governam no cenário internacional.


Foi o suficiente para que se tornassem os diabos para as oligarquias tradicionais – brancas, ligadas aos grandes monopólios privados familiares da mídia, aos setores exportadores, discriminando o povo e excluindo-o dos benefícios das políticas estatais. Apesar das políticas de desenvolvimento econômico, especialmente industrial, foram atacados e criminalizados como se tivessem instaurados regimes anticapitalistas, contra os intereses do grande capital. Quando até mesmo os interesses dos grandes proprietários rurais – nos governos dos três líderes mencionados – foram contemplados de maneira significativa.


...



Nenhum comentário: