sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cai a taxa de desmatamento da Amazônia


O Ministério do Meio Ambiente divulgou (aqui) que, segundo dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (aqui), a taxa de desmatamento da Amazônia é a menor desde que o INPE iniciou o monitoramento na região em 1988. A taxa teve recuo de 45% no período de 2008 a 2009, em relação ao período de 2007 a 2008.

Segundo o ministro Carlos Minc, que analisou os números divulgados pelo INPE, disse que 90% da queda no desmatamento registrado pelo Prodes no último período é resultado da repressão aos crimes ambientais. "Espero que no próximo ano a queda seja resultado das ações do programa Arco Verde". O ministro lembrou que em 2004 foram desmatados 27.400 Km² e que em 2009 foram 7.008 Km².

O presidente Lula disse que a redução no desmatamento é extraordinária e muito significativa para o Brasil. "Está provado com o sucesso obtido com o Programa Arco Verde que não é mais possível resolver os problemas brasileiros com Brasília dizendo o que pode e o que não pode". Segundo o presidente, tudo deve ser acordado oferecendo a outra parte oportunidade para obter algum ganho. "Estamos tentando construir um jeito para que todos ganhem um pouco".

Não se pode ser ingênuo de pensar que os problemas da Amazônia estão solucionados, longe disso. Mas penso que, ao frear o desmatamento, na velocidade como vinha ocorrendo, já é um início. A Amazônia precisa de projetos de desenvolvimento para a sua população que não passem pela destruição da floresta. Se não, veremos a extinção da sua biodiversidade, como de resto acontece com todas as florestas equatoriais e tropicais do Planeta, onde não existem projetos viáveis, ambientalmente falando.

Nenhum comentário: