quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PDT) contrata Jaime Lerner (PDT) para encher de concreto a orla do Guaíba.

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre

Um absurdo o que está ocorrendo em Porto Alegre. Uma cidade de concreto e asfalto, com poucas áreas verdes para resfriar o clima urbano, decide colocar mais concreto ainda na cidade.

Mas é óbvio, pois plantar árvores e grama, não dá lucro.

O arquiteto Jaime Lerner apresentou, na última quarta-feira (15), o projeto para a revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, durante uma reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge). O projeto prevê espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública. (leia AQUI)

Segundo a matéria, Praticamente todo o trajeto de 1,5 km contará com arquibancadas formadas a partir do relevo natural do terreno, criando espaços de convivência. Concentradas nas pontas e no centro do trajeto, as arquibancadas seguirão o curso do rio, criando formas onduladas. O projeto ainda prevê a iluminação de toda a área, para que a região da orla possa ser utilizada nas 24 horas do dia.


Para o chão, o arquiteto propôs o emprego de pavimento de concreto com bolas de gude. Em contraste com a iluminação inclinada, as bolas de vidro refletirão os raios de luz. A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual. Essa, inclusive, é uma das principais características buscadas pelo arquiteto.

Uma das premissas do projeto era evitar altos custos de manutenção. Por isso, o arquiteto dispensou grandes instalações e favoreceu os espaços abertos, que transformam o local em um parque. "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima as pessoas e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner, que já é responsável, em parceria com o escritório espanhol b720, pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, situado bem próximo da orla.

Segundo a prefeitura, a partir de agora será iniciado o processo de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para a execução das obras até o final deste semestre.

É um absurdo, um projeto megalomaníaco do Prefeito medíocre de Porto Alegre. Quer fazer nome com obras faraônias e se esquece do principal, as pessoas e a natureza.

Indo na contra-mão das tendências mundiais, Fortunati que encher de concreto a orla do Guaíba, bolinhas de gude, e outras porcarias, só para encher os bolsos dos amigos de dinheiro.

S.O.S Orla do Guaíba, não podemos deixar que isso se concretize

6 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Então, Puerto Madero em Bs. As, o Porto de Valência e Barcelona na Espanha, o Porto de Dublin etc. tudo foi escandaloso, porque foi a iniciativa privada quem fez, com shoppings, áreas em concreto, decks etc.

E todos esses empreendimentos são utilizados para quem efetivamente importa: o povo.

O importante não é o fato do investidor ganhar (ele tem mais que ganhar porque investiu), mas a qualificação que essa obra e esse projeto vão dar para a cidade, sobretudo o que vem agregado a esse empreendimento e isso vai sim revitalizar o decadente centro de Porto Alegre.

A classe média que é a classe dominante neste Brasil de inclusão social tem que voltar a circular tanto pelo centro como pelo cais do porto, como ocorre em qualquer cidade do mundo socialmente desenvolvido.

Que bom que Porto Alegre está mudando e como levou tempo para mudar.

E que se danem os conservadores com suas idéias caducas.

Anônimo disse...

Putz, lá vem o chato do Maia falar do que não sabe ou acha que os outros não sabem. Puerto Madero é uma da coisas mais feias que existem, tudo é absolutamene caro, elitizado, de muito mau gosto, e não é usado por ninguém que se possa chamar povo. Barcelona (onde resido) é um pouco melhor, mas terias que te informar, pois as praias são artificiais, foram reconstruídas, porque não havia mais orla, ao contrário de Porto Alegre. Dos outros nem vou falar, porque é fácil ir passar férias na Disney e deitar falação sobre 'o exterior.'

Anônimo disse...

Mario Rangel, estou vendo muitas pessoas comentando nas redes sociais, e até mesmo na Zero-Hora, sobre as discrepâncias existentes entre os valores que envolvem a obra da ponte do Guaíba e aqueles gastos com a obra da ponte sobre a baía de Jiaodhou na China.

Essa comparação vem sendo utilizada como argumento para criticar o governo de corrupção e superfaturamento das obras públicas.

Entretanto, na minha opinião, essa comparação não tem cabimento nenhum. Os preços das construções na China não tem comparação com o de nenhum país do mundo, muito menos com o Brasil. São realidades muito distintas, tanto do preço que as construtoras pagam pela aquisição de materias, como, principalmente, o preço da mão de obra.

Enfim, fica como sugestão para você fazer um post mais esclarecedor sobre esse tema, sempre acompanho o blog e gostaria muito de ver a sua opinião sobre esse tema.

Por fim, aí vai o link para o facebook sobre a comparação das obras: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=402126723136719&set=a.264202706929122.84851.100000181831395&type=1&theater

Abraços

Igor Augusto Schneider
Engenheiro Ambiental

Mario Rangel disse...

Mas é o Maia que dá o ar da graça neste humilde blog?

Não vou nem entrar se é ou não é a iniciativa privada que vai investir. A quetão aqui é, a orla é área de proteção permanente APP (não estou falando do Porto Mauá). Onde deveriam estarem as árvores e a vegetação característica de mata ciliar.

Encher a orla de concreto, é aquecer e impermeabilizar ainda mais Porto Alegre. Se querem "revitalizar" valorizem a natureza, as pessoas. Tenho certeza de que a idéia poderia contemplar a simplicidade e não monumentalidade, que somente serve para alimentar o ego dos envolvidos, Fortunat e Lerner. Uma bosta o tal projeto.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Estive em Barcelona em outubro de 2011, impressionante a quantidade de pessoas desfrutando no deck que existe onde era o antigo porto e ao lado tem um shopping, uma imensa construção de concreto.

Porto Alegre nasceu virada de costa para o lago, quando um projeto que vai integrar a população a essa parte nobre da cidade começa a nascer, os conservadores resolvem sair da toca para protestar contra as mudanças.

Mas não passarão.

Anônimo disse...

Maia, mais uma vez demonstras ignorância, agora sobre Porto Alegre, que não nasceu de costas para a água, pelo contrário. Um pouquinho de história faz bem ao mico... Moro em Barcelona há muitos anos e não tens ideia do que estás falando. De qualquer forma, o projeto de Porto Alegre nada tem a ver com o de BCN, é infinitamente pior. Pelo visto, não entendeste nada de nenhuma das duas.

Conservador, mesmo, é quem, não importa o que se discuta, diz sempre as mesmas e previsíveis coisas, como é o teu caso.