quarta-feira, 28 de março de 2012

Lixo espacial deixa astronautas de estação em alerta: sujamos a terra, a água, o ar... e o espaço sideral.

Ilustração mostra circulação de detritos espaciais na órbita da Terra

Na sociedade capitalista e consumista moderna a gestão de um subproduto, o lixo, sempre foi e será um grande problema para o mundo. O lixo, ou os resíduos, poluem rios, oceanos, o solo, as pessoas, enfim, é umproblema insolucionável se, o sitema não mudar. Hoje vivemos em uma racionalidade econômica, onde tudo que é produzido e consumido, visa o lucro. Ao invés de vivermos em um racionalismo ambiental, onde o consumo de bens seja em respaito ao ambiente e a natureza.

Mas o lixo não é somente um problema para quem vive na suprefície da Terra. 

No espaço também há lixo. E, este lixo, também é de orígem humana.

"A tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) teve de se refugiar em cápsulas de fuga de emergência temendo uma colisão com um pedaço de lixo espacial (leia AQUI). O pedaço descartado de um foguete russo foi detectado na sexta-feira, quando já era tarde demais para mover a ISS.

A Nasa (agência espacial americana) afirmou que o objeto não chegou a se aproximar tanto da estação a ponto de constituir uma ameaça, mas acrescentou que era preciso tomar medidas de precaução. Com frequência, a ISS enfrenta o risco de ser atingida por lixo especial. Em junho, um detrito chegou a 335 metros da plataforma espacial.

Segundo a agência espacial russa, o pedaço de foguete deste sábado passou a uma distância bem menor, a 23 quilômetros".

Pois é, não poupamos nem o espaço com os nossos resíduos. Um choque com um sestes pedaços de foguetes e satélites, podem testruir qualquer nave que esteja orbitando em torno do nosso planeta.

Nenhum comentário: