domingo, 18 de março de 2012

+ Considerações sobre a "revitalização" da Orla do Guaíba



Sou frequentador assíduo da Orla do Guaíba. Moro no Centro Histírico e diariamente estou ali, fazendo meus exercícios físicos, correndo, andando de bike, caminhando ou, simplesmente, apreciando a paisagem.

Ontem, domingo, ao contrário do que se diz, de que a população não usa a Orla, mais de vinte mil portoalegrenses estavam usufruindo este local. É uma falácia dizer que, somente com a tal "revitalização" é que a população vai estar presente. O POVO JÁ ESTÁ CURTINDO A ORLA DO GUAÍBA.

Então, quero aqui acrescentar que, a qualificação dos espaços públicos de Porto Alegre, são uma necessidade. E claro que a Orla precisa de melhorias.

Mas me digam, onde foi parar a concessão da Orla di Guaíba para a Pepsi?

Pois é, nestes últimos anos se vê, em qualquer lugar onde se vá, o estado de abandono dos equipamentos públicos, a sujeira, a falta de segurança... o desleixo por parte da prefeitura. e a Orla é um destes lugares.

Trago aqui então, mais alumas considerações sobre o projeto para a tal revitalização de 1,5 km da Orla do Guaíba.

Por que não contratar arquitetos de Porto Alegre para elaborar um projeto destes?

Sim, pois alguém que conhece o local, tem muito mais condições de elaborar algo que realmente vá ao encontro dos anseios da população da cidade. Jaime Lerner, mora e sempre viveu em Curitiba, portanto, outra realidade.

Porque não previlegiar o verde e sim o concreto?

Bom... esta é óbvia: plantar árvores não dá lucro.

Por outro lado, numa cidade como Porto Alegre que, no verão é muito quente e, no inverno, muito fria e úmida, fica claro que, o concreto, vai dificultar (e não promover) a ocupação pela população da Orla do Guaíba.

O interessante naquele local, no verão, é o clima mais ameno com a vegetação que, ao contrário, com o concreto, vai aquecer e afastar seus frequentadores. No inverno, convenhamos, será um gelo...

Para quê "bolinhas de gude" na pista?

Quem vai utilizar (segundo seus idealizadores) frequentar 24 horas por dia a Orla?

Espero que haja mudanças no projeto, pois a Orla precisa sim, de melhorias, mas que integrem o verde e a convivência com a natureza.

Em pempo: quem vai num domingo a tardinha verá, que é bem frequentada, muita gente. Não são necessárias obras faraônicas, tal como gosta o nosso prefeito Fortunati.

O projeto, na realidade, visa o lucro, e não as pessoas. Aí... todo mundo é engambelado, tal qual a revitalização da Orla pela Pepsi.

Nenhum comentário: