quinta-feira, 29 de março de 2012

Mundo precisa de agricultura inteligente para conseguir alimentar população, diz relatório

Mulheres africanas cultivam campo (AFP)

Um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Comissão de Agricultura Sustentável e Mudança Climática (leia AQUI), formada por cientistas de diferentes países, afirma que são necessárias grandes mudanças na agricultura e no consumo de alimentos no mundo todo para que gerações futuras consigam se alimentar.

A Comissão de Agricultura Sustentável e Mudança Climática passou mais de um ano avaliando dados enviados por cientistas e responsáveis pela elaboração de políticas alimentares.

De acordo com o documento publicado pela comissão, o setor agrícola precisa intensificar a sustentabilidade, diminuir o desperdício e reduzir as emissões de gases de efeito estufa das fazendas.

A comissão foi presidida pelo professor John Beddington, o conselheiro científico mais importante do governo da Grã-Bretanha.

"Se você vai gerar alimentos o bastante para enfrentar a pobreza de 1 bilhão de pessoas que não conseguem o alimento necessário, imagine com outro bilhão (de aumento na população global) dentro de 13 anos. Você vai precisar aumentar muito a produção agrícola", disse Beddington à BBC.

Como sabemos nós, o atual modelo de agricultura que se desenvolve no mundo, é predador da natureza e se destina ao lucro. Muitas das commodities, como o milho e a soja, destinam-se a alimentar animais e a a produção de combustível. Por outro lado, grandes extenções de terra, que poderiam ser utilizadas para produzir alimentos para os seres humanos, servem para a criação de gado que, chegam a bem poucos privilegiados.


Nenhum comentário: