segunda-feira, 26 de março de 2012

Feliz aniversário Porto Alegre.

Nasci em Porto Alegre. Posso dizer que sou portoalegrense da gema. Pois eu nasci na maternidade do Hospital de Beneficência Portuguesa e fui batizado da Igreja Nossa Senhora da Conceição, bem no centro da capital do Rio Grande so Sul.

Nesta época, a população de Porto Alegre era em torno de 500.000 habitantes, um terço da população atual.

Não vou entrar em um clima saudosista neste aniversário de 240 anos de Porto Algre. Mas não posso deixar de lembrar que como era a nossa "mui leal e valorosa" cidade (título outorgado pelo Império a Porto Alegre, por esta não se incorporar aos farrapos).

A cidade era pacata, poucos automóveis circulavam palas ruas tranquilas, mesmo nas horas de ir e voltar ao trabalho, os bondes, os passeios na Redenção, o "footing" da Rua da Praia, o Porto sem o muro, a Praia de Belas (que era uma praia e não um shopping), os banhos no Lago Guaíba (que naquela época era rio) em Ipanema, os autos de praça (taxis), a fumaça da Usina do Gazômetro a sujar os lençóis no varal de quem morva no centro. As saias plissadas das gurias do Instituto de Educação, as reuniões dançantes... e muitas outras coisas que já se foram, mas permanecem na minha memória e na história da cidade.

Hoje a cidade é outra. Mais corrida, poluída, mais entristecida pelo abandono dos governantes, dos equipamentos quebrados, das ruas esburacadas e entupidas de carros em engarrafamentos intermináveis, mas continua sendo a minha cidade.

Feliz aniversário Porto Alegre.






Era isso.

Nenhum comentário: