terça-feira, 3 de abril de 2012

Trinta anos da Guerra das Malvinas: As ilhas continuam gerando discórdia.



Está fazendo 30 anos da Guerra das Malvinas. Um guerra que, apesar de ser legítima, foi provocada pelo governo militar argentino, com o objetivo de fortalecer a ditadura militar no país, dado ao seu enfraquecimento e as pressões internas e externas.

Mas é legítimo sim. A Grã Bretanha ocupou (invadiu) as ilhas num momento de fragilidade da Argentina, durante o processo de independência da Espanha em 1816. 

Durante a Guerra, que vitimou milhares de jovens argentinos, despreparados, que lutaram bravamente contra um exército profissional, equipado e apoiado pelos Estados Unidos, ficou escancarada a fragilidade bélica da Argentina. Seus soldados levavam roupas pesadas contra o frio que restingiam seus movimentos, fuzis obsoletos, e equipamentos defasados. Já os sodados ingleses, roupas leves e térmicas, que deixavam seus movimentos mais livres, armas de última geração, com visão noturna, entre outras tecnologias.

A Argentina sofreu uma acachapante derrota que, desencadeou internamente o final da ditadura militar daquele país.

Mas mesmo assim, hoje, ao governo e a nação Argentina, ainda reivindicam aquela porção de terra no sul do Atlântico. Uma terra inóspita, mas que é estratégica, tanto para a argentina como para os ingleses.

Nenhum comentário: