sexta-feira, 27 de abril de 2012

Supremo aprova Cotas Racias por unanimidade: Os racistas foram derrotados.


Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, um dos raros casos de um negro em altos cargos da República.

O STF decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais em universidades são constitucionais. Todos os dez ministros que participaram da votação foram favoráveis ao sistema. O ministro José Antonio Dias Toffoli não votou. Os ministros julgaram ação do DEM contra o sistema que a Universidade de Brasília adotou em 2004, que reserva 20% das vagas a quem se declara negro ou pardo.


Depois do julgamento, procurei o assunto na Internet e o que eu vi foi, pura deinformação e racismo, como era de se esperar.
 
Os cometários demonstram que as questões sociais e históricas sobre a relação educação e o negro (raça) foram desastrosas. As universidades sempre foram reduto dos brancos e bem de vida, pois tiveram mais oportunidades do que os pobres e pretos.
 
No meu ponto de vista, sou favotrável a inclusão social das populações desfavorecidas.
 
As cotas raciais e sociais são ações afirmativas que têm prazo de validade. Nos Estados Unidos (um país liberal) também implementou este sistema para democratizar o acesso ao ensino superior, o qual se inspirou o sistema implantado no Brasil. Lá, desde o final da década de 1960, gradativamente, as cotas foram sendo diminuídas, mas até hoje, as universidades norte-americanas mantém sistemas de ingresso por cotas.
 
O DEM, que já foi UDN, ARENA, PFL, um partido de direita, entrou com ação contestando a constitucionalidade do sistema, mas deu com os "burros n'água".

2 comentários:

Eduardo Marculino disse...

Parabéns pela postagem...acredito que quando a renda for melhor distribuida...a cota não será necessária...mas enquanto isso...cotas.

abraços

Antônio Carlos disse...

Os racistas alegam igualde de oportunidade no ensino universitário mas, nunca fizeram nada para igualar o acesso ao ensino básico de qualidade de maneira igual para todos!!!! Uma grande hipocrisia para garantir as cotas de 100% para os brancos!!!!