segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Trabalho, 1º de maio com 202 milhões de desempregados no mundo


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. (leia AQUI)
 
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
Mas podemos ver, diante das graves notícias que vêm da Europa, não é um dia muito favorável a comemorações. É sim um dia de alerta.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou neste domingo, em Genebra, na Suíça, seu relatório de perspectivas do emprego para 2012. A Organização prevê que, até o final do ano, deverá passar de 202 milhões o número de pessoas desempregadas em todo o mundo, um aumento de 6 milhões em relação a 2011. 
A estagnação da economia mundial pode levar milhões de pessoas a perderem seus empregos. E o pior é que, com a perda destes empregos, mais estagnação e, consequentemente, mais desemprego.

O primeiro de maio, antes de um dia de comemoração... um dia de felexão e luta.

Nenhum comentário: