segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Srá que o capitalismo globalizado está afundando?




É interessante analisar o que está ocorrendo com o capitalismo atual. Os Estados Unidos, o irradiador do liberalismo econômico , parece que não acredita muito na máxima que diz que "o mercado se auto regula". Pois como estamos assistindo, a "quebradeira" de importantes instituições financeiras americanas e, consequentemente, a reestatização dessas para evitar o caos no sistema.

As notícias não são nada agradáveis para os investidores, segundo matéria da Folha de São Paulo, o sistema financeiro mundial deve sofrer um abalo profundo com a quebra do banco de investimentos Lehman Brothes Holdings que pediu proteção sob o "Chapter 11", o capítulo da legislação americana que regulamenta as falências e concordatas, além da venda do Merrill Lynch ao Bank of America e o pedido da seguradora AIG ao Federal Reserve (Fed, o BC americano) de um empréstimo de US$ 40 bilhões. Leia (aqui) a matéria completa.

Estes agentes financeiros do capitalismo globalizado, não foram os primeiros e nem serão os últimos a pedir "arreglo" ao Fed desde o estouro do subprime, que pode levar os Estados Unidos, e de arrasto o resto do mundo, a uma severa recessão.
É importante lembrar que o Brasil também será afetado pelos problemas de liquidez dos agentes financeiros internacionais, mas que, se soubermos aproveitar a oportunidade, o País poderá alavancar a sua participação e sua importância no mercado mundial, propondo um novo modelo econômico mais justo para com os mais pobres e excluídos do planeta.

O que estamos assistindo, então, são os Estados Unidos, utilizado-se de medidas protecionistas para evitar a quebradeira de empresas privadas, com a injeção de "gordas" somas de dólares.

Em fim, o deus capitalismo, não é tão "deus" assim.

Nenhum comentário: